SERTÃO NORDESTINO

PREGAR O EVANGELHO OU AJUDAR OS NECESSITADOS?

O Profeta Eliseu chegou em Jericó, depois de ver, extasiado,  seu mestre Elias ser arrebatado para o céu em um carro de fogo. E depois de ter recebido a capa de Elias, e com ela ter aberto o Rio Jordão. Em Jericó recebeu um apelo totalmente prático. Havia uma necessidade básica naquela cidade. O texto bíblico diz isto:  Alguns homens da cidade foram dizer a Eliseu: Como podes ver, esta cidade está bem localizada, mas a água não é boa e a terra é improdutiva (2 Reis 2.19).
             O nome Eliseu significa Deus é salvação. Elias significa O Senhor é Deus.  Elias fora enviado para restabelecer o culto ao Deus Verdadeiro. Eliseu foi enviado para trazer cura e renovar a terra.
             Eliseu tomou um prato com sal, despejou o sal nas águas e declarou:      Assim diz o Senhor: ‘Purifiquei esta água. Não causará mais mortes nem deixará a terra improdutiva’ (2 Reis 2.21).
             Apesar de tudo o que aconteceu no Monte Carmelo, quando Elias desafiou os profetas de Baal, e fez cair fogo do céu, desmascarando  a religião idólatra, mesmo assim ainda havia muitos adoradores de Baal em Israel. Com o seu ato, derramando sal sobre as águas, e declarando que o Senhor Deus de Israel estava curando aquelas águas e a terra ao redor, uma vez mais a idolatria estava sendo  desmascarada.
             Esse fato é um desafio para mim, quando penso na evangelização do Sertão Nordestino. Para milhões de pessoas nessa região há tanta pobreza, doença, falta de conhecimento, vícios de todos os tipos, falta de água e falta de lugar adequado para morar. Percebo que diante desse quadro, podemos  desperdiçar tempo discutindo e debatendo sobre qual deve ser nossa tarefa principal – sanar as necessidades materiais do povo ou cuidar de sua vida espiritual?
              Conforme o exemplo de Eliseu, devemos fazer as duas coisas. Precisamos cuidar das necessidades físicas da população sertaneja, enquanto atendemos suas necessidades espirituais. E, certamente, não poderemos ignorar suas necessidades espirituais enquanto buscamos soluções para suas necessidades materiais.
             Foi isso que Eliseu fez:  Ele curou a água da cidade. Esta era a maior necessidade básica daquela população. Mas, ao mesmo tempo, ele lhes falou do poder de Deus, e da dependência d’Ele para a satisfação das suas necessidades materiais. Não podemos nos preocupar tanto com as almas, ao ponto de esquecermos que o Senhor as fez  com corpos físicos.
             Mas pode acontecer que alguns fiquem cegos quanto a isso. Nesse caso o pensamento predominante parece ser este. “De que adianta alimenta-los, abriga-los e vesti-los, se não estão salvos e acabarão indo para o Lago de Fogo?” Mas como poderemos convencer alguém, em extrema penúria, de que Deus o ama,  se não atendermos suas necessidades físicas e materiais? Devemos lembrar que grande parte do tempo do Senhor Jesus, em seu ministério em Israel, foi gasto atendendo as necessidades físicas e materiais das pessoas.
             O Movimento Nacional de Evangelização do Sertão Nordestino está desafiando igrejas em todo o Brasil, para plantarem 10 mil novas igrejas nessa região nestes dez anos – 2012 a 2022. Esperamos, entretanto, que paralelamente sejam plantadas centenas, e até milhares de obras sociais que irão fazer os olhos dessa população se voltarem para o Deus Único e Verdadeiro. O Deus da Bíblia Sagrada.

 Pastor Jonathan

Nenhum comentário: